O golpe da Pirâmide Financeira e das Criptomoedas
Promessa de lucro - A ISCA
Morador da Região dos Lagos, Sr. João da Silva, recebeu o convite para investir em uma empresa de "consultoria". A proposta era simples: ele depositaria certa quantia na conta da empresa, a qual investiria o valor depositado no mercado de criptomoedas e o Sr. Silva lucraria mensalmente 10% sobre o valor “investido” podendo ainda, ao final de determinado período, resgatar integralmente o valor depositado inicialmente.
Dessa forma, o Sr. Silva pegou parte de suas economias e aplicou na referida “consultoria”, passando a receber, mensalmente, os 10% do suposto lucro que lhe fora prometido. Passados alguns meses, tendo recebido religiosamente em dia o valor do “lucro” mensal, o Sr. Silva decide então investir um pouco mais e, dessa vez, transfere toda sua economia para a “consultoria”, acreditando ter realizado um excelente negócio.
Agindo sempre de boa fé, o Sr. Silva convida ainda seus familiares e amigos para entrarem no negócio, aumentando o combustível que mantém o esquema funcionando.
Paralização dos pagamentos - A VERDADE
Cedo ou tarde o esquema vai ruir. Não importa o que digam a você. Inevitavelmente, em algum momento a corrente irá se partir e a “consultoria” irá parar de realizar os pagamentos. Essa é a regra e não há como fugir dela.
Quando os pagamentos cessarem, o topo da pirâmide – pessoas que você certamente jamais conhecerá – já estará desfrutando de um lucro estratosférico em algum País paradisíaco. Algumas pessoas que foram apenas usadas para alimentar o sistema, também conseguirão auferir algum lucro dependendo do momento em que entraram. Mas para a base da pirâmide, onde está a maioria esmagadora dos “investidores”, restará apenas o prejuízo.
O que fazer - A SAÍDA
O Sr. Silva é apenas um personagem fictício, mas essa é a triste realidade vivida por milhares de pessoas. Todos os dias recebemos inúmeros contatos de pessoas de toda região do País com várias versões da mesma estória. Cada qual, com o seu sofrimento, sua angústia e o seu prejuízo.
Temos clientes que perderam os R$ 10.000,00 que receberam do FGTS e resolveram investir. E temos clientes que perderam mais de R$ 1.500.000,00 referentes ao imóvel que venderam para investir na “consultoria”. Muitos tratam-se de pessoas humildes e sem grandes estudos. Outros são doutores, economistas, empresários e até mesmo advogados. Enfim, não existe um padrão. Todos nós podemos ser vítimas de algum tipo de golpe.
Para quem teve a infelicidade de se ver nessa situação, o único caminho para tentar reverter o quadro é a Justiça. Não há outra opção. Com uma Ação Judicial é possível requerer o bloqueio de bens e valores da empresa causadora do dano e de seus sócios. Em várias ações nós já localizamos e bloqueamos valores nas contas movimentadas pela “consultoria”.
Além disso, em muitos casos, já existe um processo criminal onde foi determinado o bloqueio do patrimônio da “consultoria” sendo possível requerer a reserva de valores nos autos do processo criminal, através de uma Ação Judicial.
Muitas medidas podem ser adotadas para evitar que sejamos vítimas de falsários, mas, a mais importante, é não acreditar em promessas de ganhos fáceis.
Caso tenha alguma dúvida mande um WhatsApp para a nossa equipe (21) 98605-5865 ou para o Dr Flávio Tavares (32) 98874-0100 ou FAÇA CONTATO AQUI